segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia do menino Sabino!

Impossível esquecer que hoje, 11 de outubro, partia o escritor que mais me identifico e que mais fala sobre mim, sem nunca ter, se quer, visto o meu olhar.  Fernando Sabino, o mineirinho que, com seu jeito, meio moleque, meio homem, descortinou na minha vida o universo da literatura.

Falar de criança e literatura sem citar a genialidade desse eterno menino é impossível. Sabino viajou rumo aos mais diversos veículos na sua infância, transpôs obstáculos e um dia lembrou-se que tinha se tornado homem. Ao se dar conta, logo cuidou em esquecer e voltou a adormecer essa responsabilidade humana tornando-se um eterno menino.

Hoje, data que marca sua partida para o plano superior e amanhã, dia das crianças e aniversário dele,  vejo que eu, no meu mundinho lembro, comemoro e celebro o nascimento do escritor da literatura brasileira que mais criança foi, e que com seu jeito mudou o rumo literário do país com suas crônicas. A falta que ele me faz, é sem dúvida, a maior de todas, uma vez que sua produção sempre assumiu em mim influências e descobertas de mundos jamais perdidos principalmente dentro da cabeça de quem sabe o que é ser criança como eu.

1 comentários:

Cau Torres disse...

Fernando Sabino me faz lembrar a minha infância na escola onde eu tive a oportunidade de ler as crônicas mais divertidas na série: "para gostar de ler"

12 de outubro de 2010 às 04:00
 

©2009Erika Valença | by TNB