segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Erika, a caixa

Quando muito pequena eu era, alimentava um sonho profissional, um tanto pequeno, para quando ainda não se sabe alguns conceitos básicos de vida, mas, gigante para uma criança de imaginação fértil.

Queria ser caixa de supermercado!

Na época, a tecnologia ainda não tinha aportado nas instalações dos supermercados Dular, Pérola e Cobal, lá de Garanhuns. Não existia código de barra, muito menos leitor esfereográfico, laser, CCD ou câmera. Tudo era feito manualmente: a funcionária pegava o produto e, atentamente, inseria o preço na máquina que, no mesmo momento, já imprimia o cupom.

Ergonomia? nem se sabia o que era isso. Os botões das registradoras eram duros (seguindo a tecnologia de Gutemberg) e a operadora tinha que ter as pontas dos dedos mais que fortes para passar uma jornada de trabalho naquela ginástica.

Para os comércios mais simplórios e com menos movimento, a registradora era diferente: no lugar da operadora apertar o botão da unidade, dezena, centena e milhar, ela puxava uma espécie de lavanca que descia até o número solicitado, ao mesmo tempo em que rodava o visor para o cliente visualizar. Ao final da compra, apertava-se outro botão, depois rolava uma manivela grande e pronto, num passe de mágica, abria-se a gaveta.

Eu achava a primeira o máximo, mais tecnológica, mais a frente e queria passar o dia inteiro operando aquela estrovenga.

Na verdade, ao escrever esse texto, associo que na verdade, queria ser caixa porque meus pais davam muito dinheiro àquelas moças enquanto que a mim, só o suficiente para um chocolate de pouca qualidade. E ali, naquele posto, eu receberia não só o dinheiro deles, como de todo mundo que tivesse ali e assim ficaria rica.


Coisas de criança!


* Agradecimento especial a Tacy Viard (@tacyanaviard e www.tacyviard) por me explicar a coisa mais séria desse blog, o nome da nova tecnologia dos caixas de supermercados. 

5 comentários:

Tacyana Viard disse...

Ei, cadê o meu crédito? Eu que te expliquei sobre a leitura do código de barras!

Ah, tu desistiu de ser caixa de supermercado para ser....jornalista!

Mudou foi é muito!!

27 de setembro de 2010 às 17:03
Erika Valença de Lucena disse...

Prontooooooo. Sendo caixa eu pelo menos via dinheiro, né?

27 de setembro de 2010 às 17:07
Cau Torres disse...

Agora entendi porque você só queria ficar no caixa da Disney...hehehehhe
Era a realização de um sonho...auauauauauau

Beijo pra tu Galeguinha

28 de setembro de 2010 às 08:49
luiz santos disse...

que lembranças! é muito gostoso nossas lembranças, também já fui caixa de um supermercado no interior de minas. legal, obrigado por fazer-me recordar.
luiz

29 de setembro de 2010 às 13:57
Tata Reis disse...

kkkkkkkkk uma prima minha tinha a mesma vontade quando era criança!

6 de outubro de 2010 às 09:11
 

©2009Erika Valença | by TNB