domingo, 4 de abril de 2010

Santa Casa cede sobrado que serviu de moradia a Clarice


A casa onde Clarice Lispector passou boa parte de sua infância, na Praça Maciel Pinheiro, pode virar um centro cultural. De passagem pela cidade com a divulgação do documentário ficcional De corpo inteiro, a cineasta Nicole Algranti, sobrinha-neta da escritora, se reuniu com autoridades locais para discutir a possibilidade de criação de uma fundação Clarice Lispector de apoio à literatura pernambucana. A boa notícia chegou na terça: a Santa Casa de Misericórdia, dona do imóvel, cedeu o espaço em regime de comodato ao projeto, ainda em fase embrionária.

O prédio, um sobrado de dois andares na esquina da Rua do Aragão com a Travessa do Veras, está fechado para reformas e abriga a loja de móveis Casa planejada. A Santa Casa, no entanto, entrou com um pedido de despejo do inquilino por falta de pagamento. “Já existe um processo de despejo há mais de dois anos na justiça (25ª vara cível). A Santa Casa se antecipou para verificar a posição do processo”, declarou Érica Valença, coordenadora do projeto no Recife. Fernando Costa, gestor da instituição social, destacou que a assessoria jurídica do órgão está apenas aguardando o retorno do juiz, que se encontra de férias, para analisar o pedido. “Nossa casa se dispõe a ser parceira do projeto”, ratificou.

Além da Santa Casa, Nicole Algranti manteve contato com a Prefeitura do Recife através do Secretario de Cultura, Renato L. “A prefeitura tem total interesse em apoiá-lo. Como a proposta está em fase de criação, não sabemos, ainda, de que forma seria feita essa colaboração. Se o espaço se transforma, por exemplo, num equipamento da prefeitura ou se daremos um outro tipo de apoio. Mas queremos participar de um projeto dedicado à memória de Clarice não só pela sua importância histórica bem como pela necessidade de se recuperar aquela área do centro da cidade”, colocou.

O projeto deve funcionar como uma casa de leitura, onde serão executadas oficinas públicas ligadas à literatura, além de aulas e saraus. Serão promovidos, ainda, concursos para novos autores. A casa também deve abrir para visitação, com exposição de peças, livros e objetos de Clarice, além da memória judaica no Recife. Na segunda, 28, Nicole se reúne em Brasília com o senador Cristovam Buarque para pedir apoio à fundação.

1 comentários:

Mulher de Fases™ disse...

Tem um texto lindo da Clarice no meu blog. Nunca encontrei palavras que me definissem com tanta perfeição ...

14 de maio de 2010 às 16:50
 

©2009Erika Valença | by TNB